quarta-feira, 2 de julho de 2008

MobileTV: A Tecnologia e a Oportunidade

A Tecnologia e a Oportunidade com a Televisão Digital Terrestre

A migração para a televisão digital terrestre vai aproximar a televisão dos telemóveis. Actualmente, o serviço de mobiletv baseia-se em unicast streaming, ou seja, o estabelecimento de um canal ponto-a-ponto entre o provedor do conteúdo e o cliente para a disponibilização on-demand do conteúdo. Este método consome elevados recursos e, dados os limites ao nível da largura de banda disponível, coloca problemas de escalabilidade. Na release 6 do standard 3GPP, o MBMS veio oferecer uma forma de fazer broadcast, utilizando os mesmos recursos para servir vários clientes.

A revolução para a mobiletv passa pela televisão digital, com a qual, podemos receber a emissão de tv directamente nos telemóveis sem intervenção do operador celular. Claro que, apesar de a transmissão não envolver as redes móveis, os operadores serão parceiros fundamentais neste negócio para o serviço de paytv. A disponibilização destes serviços estará dependente da disponibilidade do espectro radioeléctrico. Esta tecnologia apenas se aplicará a emissões broadcast, para conteúdos on-demand continuaremos a utilizar o unicast streaming. De entre as várias tecnologias em competição, a DVB-H (www.dvb-h.org) deverá assumir a liderança.

Os conteúdos

No que respeita aos conteúdos, a discussão actual baseia-se no tipo de vídeos a disponibilizar nos telemóveis; disponibilizar conteúdos regulares de TV ou conteúdos específicos, de menor duração e adaptados. Penso que existe espaço para ambos e a mobiletv poderá sempre ser uma forma de complementar o que podemos ver na tv, sendo assim uma aposta das estações de tv como produtoras e promotoras de conteúdos. As principais empresas mundiais de tecnologia do sector trabalham já nesta área, concebendo ferramentas que permitam uma rápida produção/adaptação e emissão de conteúdos.

Sem comentários: